+ 351 281 950 400 (chamada para rede fixa nacional)

Fruit Fly Protec

PDR2020

Desde janeiro de 2018 que integramos a rede de parceiros do projeto de investigação Fruit Fly Protect (PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-202) que visa melhorar o combate às moscas da fruta por monitorização e avaliação de eficácia de meios de proteção alternativos, para Ceratitis capitata e Drospohila suzukii, e avaliação do risco de introdução e distribuição potencial para Bactrocera dorsalis.

A mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) é uma praga que afeta os frutos dos citrinos.

Originária do norte da África, é um dos principais inimigos das fruteiras em geral e dos citrinos em particular. As fêmeas da Mosca do Mediterrâneo picam os frutos durante as fases de pré-maturação e maturação. Estas picadas destinam-se a colocar os ovos no interior dos frutos. As larvas daí resultantes alimentam-se da polpa dos frutos levando à sua detioração e perda.

É uma espécie polífaga que, a nível mundial, ataca mais de 250 espécies de fruteiras. Em Portugal, em geral, e no Algarve, em particular, esta praga produz graves prejuízos quando encontra condições climáticas favoráveis e determinados hospedeiros, como ameixeiras, damasqueiros, pessegueiros, figueiras, anoneiras, diospireiros, citrinos, etc.

PDR2020